projetos 2018

Biociclo

O projeto Biociclo teve como principal objetivo a construção de um biodigestor seguro e produtivo que foi instalado em um assentamento para famílias de baixa renda. Este equipamento produziria biofertilizante e biogás a partir da ação de bactérias e microrganismos anaeróbios sobre os resíduos orgânicos em questão – dejetos suínos. 

Desta forma, o projeto foi capaz de impactar famílias rurais, proporcionando a elas um fim aos dejetos até então sem utilidade, e a geração de biogás para cozimento, e biofertilizante para o adubo de árvores e jardins.

MEMBROS: Gabriel Datrino, João Pedro Pazinato, Juliana Stek, Milena de Gois Himeno, Victor G. Fujii.

PÚBLICO ALVO: Famílias de baixa renda residentes na cidade de Limeira.

PROCAP – 2ª edição

O projeto PROCAP atingiu um público de jovens que estavam estudando no Ensino Médio em escolas públicas de Limeira, dentre as escolas participantes do projeto estavam a Professor Paulo Chaves e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Muitos desses jovens acabam entrando no mercado de trabalho repentinamente pela suas necessidades e interesses, e levando os estudos em paralelo.

O projeto proporcionou dois cursos os quais são: o de Logística e o de Segurança do Trabalho, tendo no primeiro curso uma participação de 31 alunos, todos da escola Paulo Chaves. Já no segundo curso, teve uma participação de 32 alunos, 28 da escola Paulo Chaves e 4 do CREAS. Além disso, o projeto gerou um certificado pela UNICAMP nestes dois cursos para os alunos, o qual agregou no currículo deçes e consequentemente, aumentou a visibilidade dos alunos dentro do mercado de trabalho.

MEMBROS: Arthur Y. Gomes, Caroline Pegoraro, Gabriel Reis, Isabela Ali, Jéssica Lalier, Rafael Kondo, Victor Shundo.

PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Médio do Colégio Paulo Chaves Professor e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Revitaliza

O projeto teve como objetivo realizar uma revitalização do Banco de Materiais da cidade de Limeira. Com a revitalização do banco foi possível um aumento do número de famílias beneficiadas pelo próprio. O projeto foi um trabalho realizado em conjunto com a Secretaria de Habitação da Cidade de Limeira.

Por se tratar de um projeto que atuou em conjunto com terceiros, a secretaria de habitação, diversas ações foram tomadas. Dentre elas tivemos emails semanais com atualizações do que o projeto realizava na semana e toda semana uma reunião na Prefeitura com a Secretária para mantermos todos alinhados com as decisões que estavam sendo tomadas.

O projeto foi dividido em três frentes Divulgação, Logística e Organização. Divulgação que foi responsável pela divulgação do projeto em si e também do próprio Banco de Materiais.

Logística, ficou a parte de recebimento e entrega do material garantindo sua integridade. E por último, Organização que cuidou de toda a parte organizacional dos materiais e como seriam alocados dentro do galpão de armazenamento.

MEMBROS: Arthur França, Gustavo Henrique, Layce Castilho, Lucas Lopes, Lucas Tavares,  Mathews Lago, Nicole Rizzana.

PÚBLICO ALVO: Secretaria de Habitação da Prefeitura Municipal de Limeira e sociedade beneficiada com o projeto de forma geral.

Semear

O objetivo do projeto SEMEAR foi revitalizar uma horta comunitária no bairro Jardim Graminha na cidade de Limeira. Para tanto, estabeleceu-se metas, divididas em três pilares, a serem concluídas.

O primeiro pilar é a conscientização da comunidade local; o segundo, a revitalização da horta comunitária; e o terceiro, a criação de um sistema de irrigação para a horta. O projeto envolveu desde a limpeza do terreno (o qual possuía uma horta semi-abandonada), a montagem dos canteiros e foi finalizado com um sistema de irrigação, todos as atividades desenvolvidas na horta foram elaboradas levando em consideração os interesses e direcionamentos a comunidade.

Os três pilares estabelecidos foram atingidos. O primeiro através de oficinas com a comunidade e escolas próximas a horta, o segundo através de pesquisas, mutirões e ajuda de externos e o terceiro através da análise de quais tipos de irrigador poderiam ser usados e da doação do mesmo, instalado no último mutirão.

MEMBROS: Aline Mayumi Mizukami, Catarina Veras Queiroga, Filipe Scorsatto dos Santos, Julia Bayeux Namy de Souza, Maria Júlia Goia Jaqueto, Victória Freitas Lopes.

PÚBLICO ALVO: Moradores do Bairro Jardim Graminha na cidade de Limeira.