projetos 2016

Plano de Negócios – 2ª edição

Com a percepção de que muitos microempreendedores na cidade de Limeira não possuem um conhecimento mais preciso sobre a viabilidade e metas do próprio negócio de modo que não poderiam financeiramente contratar uma empresa de consultoria, viu-se a importância social em aprimorar essa área.

Por isso o projeto visou a elaboração de um Plano de Negócios para duas marmitarias dentro deste público localizadas no entorno da Faculdade de Ciências Aplicadas: Jane Disk Janta e Rotisserie Morro Azul. O Plano de Negócios incluiu análises de financeiro, de mercado (clientes, concorrentes e fornecedores), de marketing e operacional.

Em sua realização foram feitas diversas visitas aos estabelecimentos com a presença dos proprietários para coletar dados do empreendimento e aplicar os conceitos do Plano de Negócios.

Entre os atingidos diretamente pelo projeto estão os proprietários e funcionários que, após receberem esse respaldo, puderam gerenciar de maneira mais consciente seus negócios. Enquanto, indiretamente, todos os clientes que usufruem dos serviços foram beneficiados, ao passo que fatores como logística e boas práticas foram aprimorados no decorrer do projeto.

MEMBROS PARTICIPANTES: Larissa Gonçalves Adorno, Beatriz Vilas Boas Spaggiari de Souza, Carolina Cannhetti de Oliveira, Eduardo Reis Peixoto Junior, Felipe Yashima Penna, Gabriel Reis, Gabriel Thomaz de Aquino, Vitor Zancheta.

PÚBLICO ALVO: Marmitarias Jane Disk Janta e Rotisserie Morro Azul.

PROCAP – 1ª edição

O PROCAP Limeira – Projeto de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional – teve como foco ensinar jovens sobre os conteúdos de logística e controle de qualidade. Desde o princípio, a ideia para público alvo eram jovens que apresentassem certa vulnerabilidade social.

Durante a confecção das apostilas os membros do projeto se dividiram em dois grupos, que se dedicaram a elas com ajuda de professores da Faculdade de Ciências Aplicadas, o que fez possível o desenvolvimento de conteúdos claros e com grande proximidade do profissional. As aulas foram lecionadas pelos próprios membros do ESF e, mesmo com a falta de experiência por parte de muitos, os resultados foram positivos. O projeto também se tornou curso de difusão tecnológica da UNICAMP o que gerou certificação da universidade para os alunos e professores do curso.

O PROCAP conseguiu impactar a vida de, pelo menos, 29 jovens, contando com a participação de alunos do CREAS  (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e da Escola Professor Paulo Chaves, que fica localizada próxima a FCA, em um bairro de periferia.

A aquisição de novos conhecimentos, o contato com uma realidade diferente e pessoas diferentes, e a permanência, por um tempo em uma instituição pública de ensino superior já foram fatores que agregaram muito para cada um dos alunos do PROCAP. Assim também, a experiência de lecionar aulas, o conhecimento das áreas de Logística e Controle de Qualidade e o contato com os alunos e, consequentemente, com uma nova realidade, foram fatores que agregaram para os membros do projeto.

MEMBROS PARTICIPANTES: Monise Coutinho Dias, Felipe Kiyoshi Yonamine, Giovanna Tonolli, Guilherme Randi, Isabella Dibbern, Julia Parise Fescina, Letícia Stanziola, Victória Leão, Yuri Gurgel.

PÚBLICO ALVO: Jovens do CREAS e da Escola Professor Paulo Chaves.

PROMOVE

Os objetivos iniciais do PROMOVE – Projeto de Manutenção e Otimização Voltado à Engenharia – eram desenvolver melhorias na área de manutenção industrial em uma microempresa de Limeira. Para isso, foi prevista a utilização de técnicas de melhorias da produção como o TPM, 5S e uso de manutenção preventiva no maquinário, propiciando assim, melhores condições de trabalho e maior rendimento da produção. O PROMOVE visou garantir benefícios para empresa, mas também para os funcionários, fazendo com que ambos cooperem em atividades para a redução de problemas e para a otimização do trabalho.

A empresa escolhida para a implementação do projeto foi a Gallo Ferraz, que é categorizada como uma microempresa que produz e comercializa válvulas e peças para caminhões industriais. Foram realizadas diversas visitas para a empresa de forma a implementar as mudanças propostas.

Várias pessoas foram atingidas pelo projeto direta e indiretamente. Diretamente, tem-se o Sr. Pedro (dono da empresa) e todos funcionários da Gallo Ferraz. Diante de um local sem método de organização, os funcionários da Gallo Ferraz encontravam-se estagnados num ambiente sujo e repleto de objetos inúteis para os fins da empresa. O PROMOVE trouxe a eles um caminho e um início para que a ordem fosse instaurada e a partir daí outras melhorias fossem geradas.

Indiretamente, tem-se os familiares de todos os funcionários da empresa, que podem observar de perto melhorias como motivação e bem estar dos funcionários; e os clientes da Gallo Ferraz, que podem agora, receber um serviço melhor em um ambiente mais agradável.

MEMBROS PARTICIPANTES: Isabela Medeiros do L. Barreto, Júlia Tavares, Letícia Moraes, Giovanni Pintucci, Gabriel Galli, Lia Zambello.

PÚBLICO ALVO: Empresa Gallo Ferraz.

RENOVA

O projeto Renova: Recuperando pallets e ensinando adolescentes, teve a intenção de impactar a sociedade por meio da utilização do aprendizado em engenharia, com a construção de móveis a partir de pallets.

A fabricação dos móveis escolhidos foi realizada com 3 objetivos conectados entre si, o de aprimorar os conhecimentos dos membros envolvidos, com a elaboração do projeto e do desenho técnico do que seria produzido, a posterior utilização dos móveis por locais/famílias que necessitassem, e o ensino do ofício a adolescentes entre 14 e 17 anos vinculados a organização GAVIA em Limeira, a fim de que estes tenham uma fonte alternativa de renda.

Para o projeto foram construídos 5 móveis, sendo que dois deles, um sofá pequeno e uma mesa, foram produzidos pelos próprios membros com a intenção de aprenderem a técnica que foi repassada posteriormente. Já os outros três móveis, um sofá grande, um sofá pequeno e uma mesa, foram produzidos durante as aulas ministradas.

Com a intenção de ensinar a fabricação dos móveis foram aplicadas oficinas, nas quais houve uma explicação detalhada das etapas do processo e também foi entregue uma apostila com toda a teoria, escrita e produzida pelos próprios membros do projeto. Além disso, com a ajuda de doadores, sendo eles empresas e pessoas físicas, foi possível a doação dos móveis produzidos para o Lar Uma Nova Esperança em Limeira, para o GAVIA, também em Limeira e para a FCA – Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. 

O Engenheiros Sem Fronteiras tem como alguns de seus valores a solidariedade, o trabalho em conjunto e o respeito com o próximo e com a sociedade. Nesse contexto, o projeto Renova teve a intenção de ser um veículo de transmissão desses valores, auxiliando jovens a se inserir no mercado de trabalho e ajudando famílias e instituições com os móveis.

MEMBROS PARTICIPANTES: Eitor Guimarães, Giuliana Sanches, Graziela Almeida, Mateus Camargo e Pedro Capeli.

PÚBLICO ALVO: Jovens do GAVIA dispostas a aprender um novo ofício; Instituições e famílias que necessitem de doações.