projetos 2015

Plano de Negócios – 1ª edição

O projeto Plano de Negócios auxiliou uma microempresa, a Agropecuária Agrobel, através da elaboração de um documento denominado “Plano de Negócios”, no qual foi feito uma análise da situação financeira, de marketing, de mercado e de logística interna e externa do comércio, entre outros fatores.

O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto/serviço ofertado e das ações do empreendedor, através da busca de informações detalhadas sobre o seu ramo de atuação, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade do empreendimento (Sebrae). Para a realização do projeto, os membros passaram por um período de estudos e preparo, no qual puderam se aperfeiçoar e se desenvolver para a execução do trabalho.

O trabalho feito para a microempresa abordou os setores: financeiro, administrativo, marketing, planejamento estratégico e planejamento físico. Para trabalhar com eles, foi necessário aplicar muitas metodologias e ferramentas: análise SWOT, contabilidade básica (fluxo de caixa), análise de investimento, pesquisa de mercado e de satisfação dos clientes, entre outros.

MEMBROS PARTICIPANTES: Ana Carolina Rodrigues Ferro, Carolline Almeida Siqueira, Douglas de Oliveira Reami, Joana Furlan Gaiotti, Laís Caires Nunes, Marcella Vianna Rebouças Amaral, Rafael de Queiroz Nunes e Rafael Massaaki Passos Kondo.

PÚBLICO ALVO: Agropecuária Agrobel. Rua Professor Ruy Corte Brilho, 1142, Chácara Antonieta, Limeira – SP.

APAE

O projeto feito na APAE Rural (Associação de Pais e Amigos dos Especiais) teve como objetivo a elaboração de um plano de investimento que propusesse soluções para o descarte excessivo  de madeira, utilizada como matéria prima na fabricação de pallets. Toda a renda arrecadada com a produção é revertida para a APAE Limeira e auxilia nos custos das atividades assistencialistas da instituição.

O documento elaborado pelo ESF avaliou e comparou minunciosamente duas opções: a compra de uma máquina picadora de madeira (o cavaco gerado é amplamente utilizado na indústria) e a montagem de uma outra linha de produção de caixas de laranja, que utilizariam o refugo de madeira dos pallets.

O estudo que possibilitou o desenvolvimento do plano de investimento envolveu pesquisas nos setores públicos e privados de Limeira e região, além de conhecimento empírico dos responsáveis pela APAE Rural.

MEMBROS PARTICIPANTES: Ana Carolina Moreira, Mariana Scarpari, Felipe Azevedo, Rafael Leite, Ana Carolina Magalhães, Marcella Amaral e Isabela Julião.

PÚBLICO ALVO: APAE Rural.

EnaP – 1ª edição

O projeto teve o objetivo de transmitir conhecimento a micro e pequenos empresários, através da abordagem de temas que envolvem o mundo do empreendedorismo e a inserção no mercado. A parte prática do projeto baseou-se em palestras e dinâmicas que ocorreram na própria FCA, tendo estes empresários como convidados para um evento totalmente voluntário.

Para a realização do projeto foi necessário um período de preparo, que envolveu mapeamento de empresas da região, pesquisa de profissionais capacitados para conduzir as palestras, busca de patrocínios para o Coffee Break, preparo do local sede, administração monetária para a compra de todo o material necessário, além, é claro, do cuidado com a busca dos temas e professores para garantir ainda mais qualidade ao público.

O conteúdo do evento em sua parte prática foi separado em três módulos, sendo cada um em um dia diferente, com seu foco e com seu profissional responsável:

Módulo I – Marketing

Prof. Mestra Daniele Mometti Braz

Módulo II – Administração Financeira

​Prof. Márcio Marcelo Belli

Módulo III – Gestão da Qualidade

Prof. Francisco I. Giocondo César & Ieda Kanashiro Makiya

O conteúdo do material utilizado nos módulos foram fornecidos pelos próprios professores. O ESF elaborou apostilas que foram entregues às empresas, além de crachás com a identificação individual e certificados de participação do EnaP tanto às empresas quanto aos professores. Ao todo foram beneficiados diretamente com o projeto 41 pessoas, sendo 37 micro ou pequenos empreendedores e 4 palestrantes.

MEMBROS PARTICIPANTES: Douglas Reami, André Keidi, Caroline Siqueira, Diogo Calazans Luz, Eitor Henrique Guimarães, Filipe Silveira, Isabela Godoi De Crescenzo, Joana Furlan Gaiotti, Larissa Gonçalves Adorno, Rafael Massaaki Passos Kondo, Thais Zucaratto e Vitor Zancheta.

PÚBLICO ALVO: Micro e Pequenas empresas de Limeira.

Engate

O projeto consistiu em estudar os problemas enfrentados no dia-a-dia do AINDA a fim de otimizar seus processos internos e externos e buscar melhorias que afetassem tantos os funcionários quanto os atendidos. Para a execução do projeto, as atividades foram divididas em três módulos que possuíram diferentes escopos e abordagens.

No primeiro, buscou-se melhorar as formas de divulgação da instituição, já que esta influencia diretamente no número de famílias alcançadas e nas doações recebidas.

O segundo módulo ficou responsável pela melhoria do desempenho da parte gerencial. Para tal, buscou-se uma alternativa informatizada para manter atualizado o cadastro dos prontuários dos atendidos e elaborou-se um treinamento da ferramenta Excel para que pudessem melhorar seu rendimento.

Por último, trabalhou-se na melhora da comunicação interna entre todos os funcionários. Ações como dinâmicas em grupo, conversas, reflexões, verificação e edição do regimento interno e um manual com a descrição das atividades de cada cargos foram realizadas.

MEMBROS PARTICIPANTES: Ana Carolina Moreira,  Emerson Kamimura , Fernanda Soares ,Gabriel Galli, Gabriel Thomaz, Júlia Parise, Júlia Tavares, Laura Yanaguibashi , Layne Rodrigues, Mateus Camargo, Monise Coutinho, Mariana Leal e Rafael Nunes.

PÚBLICO ALVO: Associação Integrada de Deficiente e Amigos (AINDA).