Projetos 2014

Plano de Negócios – 1ª edição

O projeto Plano de Negócios auxiliou uma microempresa, a Agropecuária Agrobel, através da elaboração de um documento denominado “Plano de Negócios”, no qual foi feito uma análise da situação financeira, de marketing, de mercado e de logística interna e externa do comércio, entre outros fatores.

O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto/serviço ofertado e das ações do empreendedor, através da busca de informações detalhadas sobre o seu ramo de atuação, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade do empreendimento (Sebrae). Para a realização do projeto, os membros passaram por um período de estudos e preparo, no qual puderam se aperfeiçoar e se desenvolver para a execução do trabalho.

O trabalho feito para a microempresa abordou os setores: financeiro, administrativo, marketing, planejamento estratégico e planejamento físico. Para trabalhar com eles, foi necessário aplicar muitas metodologias e ferramentas: análise SWOT, contabilidade básica (fluxo de caixa), análise de investimento, pesquisa de mercado e de satisfação dos clientes, entre outros.

MEMBROS PARTICIPANTES: Ana Carolina Rodrigues Ferro, Carolline Almeida Siqueira, Douglas de Oliveira Reami, Joana Furlan Gaiotti, Laís Caires Nunes, Marcella Vianna Rebouças Amaral, Rafael de Queiroz Nunes e Rafael Massaaki Passos Kondo.

PÚBLICO ALVO: Agropecuária Agrobel. Rua Professor Ruy Corte Brilho, 1142, Chácara Antonieta, Limeira – SP.

APAE

O projeto feito na APAE Rural (Associação de Pais e Amigos dos Especiais) teve como objetivo a elaboração de um plano de investimento que propusesse soluções para o descarte excessivo  de madeira, utilizada como matéria prima na fabricação de pallets. Toda a renda arrecadada com a produção é revertida para a APAE Limeira e auxilia nos custos das atividades assistencialistas da instituição.

O documento elaborado pelo ESF avaliou e comparou minunciosamente duas opções: a compra de uma máquina picadora de madeira (o cavaco gerado é amplamente utilizado na indústria) e a montagem de uma outra linha de produção de caixas de laranja, que utilizariam o refugo de madeira dos pallets.

O estudo que possibilitou o desenvolvimento do plano de investimento envolveu pesquisas nos setores públicos e privados de Limeira e região, além de conhecimento empírico dos responsáveis pela APAE Rural.

MEMBROS PARTICIPANTES: Ana Carolina Moreira, Mariana Scarpari, Felipe Azevedo, Rafael Leite, Ana Carolina Magalhães, Marcella Amaral e Isabela Julião.

PÚBLICO ALVO: APAE Rural.